NAF – Núcleo de Assistência Contábil e Fiscal

Núcleo de Assistência Fiscal e Contábil é uma atividade de Extensão da Universidade Federal Fluminense, vinculado academicamente ao curso de Ciências Contábeis de Volta Redonda os responsáveis pela sua implantação e operacionalização.
Justificativa

Oriunda do latim extendere, a palavra “extensão” quer dizer aumentar as possibilidades, aumentar as dimensões em qualquer sentido, alargar a vista, acrescer em conhecimento, aliar à teoria a necessária prática.
Assim, graduandos em Ciências Contábeis não podem ser restringidos a mera compreensão dos textos das normas legais e profissionais necessitam da dimensão prática por meio do contato com a realidade social.
Com efeito, o NAF tem por escopo o fortalecimento do vínculo teoria e prática do exercício profissional dos alunos de curso de Ciências Contábeis, proporcionando aprendizado prático por meio do contato direto com a comunidade local.
As vantagens são claras para todos os participantes da iniciativa do NAF. A comunidade ganha um atendimento as suas questões mais básicas.
Principalmente, nos aspectos sociais e educacionais:
Cumprimento da função social da Universidade frente à comunidade onde se insere,
Pretende-se com este projeto unir as questões de cidadania com a prática pedagógica, quando se busca, através do NAF, apoio Contábil e Fiscal aos Contribuintes de Baixa Renda, a pequenas empresas e sociedades sem fins lucrativos, numa proposta que busca o exercício da cidadania e a educação fiscal às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes.

Objetivo Geral

Implantação do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), para prestação de orientação sobre as normas e procedimentos da RFB, à comunidade de baixa renda, exclusivamente a partir das informações disponíveis no sítio da RFB na internet, www.receita.fazenda.gov.br.

Unir as questões de cidadania com a prática pedagógica do curso;
Oportunizar treinamento diferenciado aos estudantes.
Estreitar relacionamento com a Receita Federal do Brasil – RFB.
Ampliar o relacionamento com outros órgãos de governo, em todas suas esferas.

Fundamentação Legal: RESOLUÇÃO N.º 442/2017 – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – BOLETIM DE SERVIÇO – ANO LI – N.° 192 – 25/10/2017 SEÇÃO III PÁG. 064

Professores do Projeto
Coordenador Gestor Anderson Nunes Fraga