Ciências Contábeis de Volta Redonda

Histórico do curso

Clique aqui para assistir ao vídeo com os primeiros passos da criação do curso de Ciências Contábeis e construção do Campus da UFF no Aterrado.

Foto – Registro: 1º Evento Contábil realizado no Curso.

primeiro

Da esquerda para a direita, Antônio Ranha, Arlindo Freitas, Rodrigo Ramos, Wellington Silva, Luciana Dusi, Carlos Eduardo, Jorge Ribeiro, Isabel Cabral, José Cláudio, Clemente Leite, Júlio Meirelles e Leandro de Andrade Cunha.

1. Ato autorizativo de criação do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Antecedentes, criação da comissão para elaboração do projeto pedagógico, determinação de serviço VCH, nº02 de 20 de janeiro 2009, com publicação no Boletim de Serviço – BS, em 28.01.2009, formada pelos seguintes professores:
Arlindo de Oliveira Freitas – Presidente
Clemente Gonzaga Leite
Jorge Riberio dos Passos Rosas
Criação do Curso de graduação em Ciências Contábeis, do Polo Universitário de Volta Redonda, através da Resolução nº235/09 em 22 de julho de 2009 do Conselho de Ensinoe Pesquisa, com publicação no BS em 04.09.2009.
Seu currículo aprovado pela Resolução nº267/09 do Conselho de Ensino e Pesquisa em 19.08.2009, com publicação no BS em 15.09.2009.
Criação do Departamento de Contabilidade pela Decisão nº112/10 pelo Conselho Universitário em 15.12.2010, com publicação no BS em 13.01.2011.

2. A constituição do Polo Universitário de Volta Redonda

Convidada a participar do Programa de Ampliação do Espaço Público de Formação Superior na Região do Médio Vale do Paraíba, política pública voltada ao desenvolvimento regional, a UFF foi signatária de um protocolo de intenções (formalizado em 05 de novembro de 2003) visando à formação de um grupo executivo para estruturação de um polo universitário na região. O trabalho dessa equipe culminou na criação do Polo Universitário de Volta Redonda (Convênio MEC/UFF n.º 037/2005), que reuniu esforços do Ministério da Educação, da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da UFF. Desde as movimentações iniciais, tornou-se evidente a importância de se estabelecer um modelo regional de ensino, comprometido com aspectos singulares, tais como:
a) o foco em demandas e recursos da região, de modo a contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do entorno;
b) a elaboração de projetos pedagógicos adequados às necessidades regionais, buscando formatar programas específicos, trajetórias de formação flexíveis, opções de turnos letivos, etc.;
c) a estreita integração com representantes comunitários, segmentos estudantis e profissionais, lideranças políticas, entre outros atores, na definição dos cursos a ofertar;
d) a partilha de responsabilidades entre poder público, instituições de ensino e representações sociais no provimento e manutenção da infraestrutura física e de recursos humanos para o bom andamento da iniciativa. A concepção do Polo Universitário de Volta Redonda (PUVR) contemplou a construção do campus Aterrado e a consolidação de dois núcleos acadêmicos: a Unidade de Engenharia e Ciências Básicas e a Unidade de Humanidades, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, gênese do atual Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Com o apoio do MEC, foi empreendido pela UFF um diagnóstico sobre a demanda regional por formação inicial e continuada. Esse estudo embasou a proposição do conjunto de cursos oferecidos pelo PUVR.

3. Recomendações do diagnóstico de demanda regional e concepção do Bacharelado em Ciências Contábeis.

A obtenção de resultados sociais a partir da implantação de polos educacionais requer o alinhamento dessas instituições às condições e às vocações da região de referência. O reconhecimento de tais condicionantes deve envolver a participação da sociedade, em processos que promovam a integração e a cooperação. Partindo dessa premissa, o levantamento das demandas educacionais do Médio Vale do Paraíba – que é formado pelos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda – foi conduzido. O diagnóstico abarcou, portanto, espaços variados de interlocução, onde necessidades, expectativas e experiências foram reconhecidas e compromissos foram celebrados entre a UFF e representantes do poder público, da comunidade local e de segmentos produtivos. Considerando o contingente populacional e a importância econômica da região, tornou-se patente a carência de cursos de nível superior, notadamente em instituições  públicas, com capacidade de atendimento à demanda regional por educação. A caracterização da dinâmica social do Médio Vale do Paraíba é reveladora de desigualdades internas. Assim, a análise do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal demonstra que localidades como Barra Mansa, Itatiaia, Resende e Volta Redonda apresentam posições de destaque no contexto estadual. Em paralelo, cidades como Rio Claro, Rio das Flores e Porto Real demonstram status diferente. Barra Mansa, Resende e Volta Redonda são centros produtivos e de emprego, nos quais o valor da terra urbana atua como fator de exclusão. Itatiaia é um caso atípico, pois, além de concentrar algumas empresas de porte, abriga um parque nacional, que retém a expansão urbana. Assim, os demais municípios consolidaram-se como cidades-dormitório, com limitações no que se refere à expansão de suas potencialidades de desenvolvimento. Percebe-se, portanto, que a elevação da qualidade de vida na região dependerá de estímulos ao desenvolvimento integrado, com externalidades positivas e voltado à equidade. No entanto, a ausência de centros de formação no perímetro de referência pode comprometer a inserção de gestores em posições-chave, voltadas à concepção, à implementação e ao controle de políticas públicas. Diante desse quadro, a Universidade Federal Fluminense, por meio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, percebeu a oportunidade de inovação institucional e implementouo curso de Ciências Contábeis, para oferecer aos indivíduos desta região a oportunidade de construir sua própria formação profissional em condições favoráveis de realização e absorção pelo mercado de trabalho que constitui a Região do Médio Vale do Paraíba.
O Curso de Ciências Contábeis aqui apresentado tem como perspectiva uma maior inserção dos cursos de graduação na região  Sul Fluminense, objetiva a formação e capacitação  de recursos humanos para atender a demanda educacional e de mercado e, apresenta uma proposta pedagógica inovadora e desafiadora pois trata-se do primeiro curso de Ciências Contábeis oferecido na região por uma instituição de ensino pública.

4. Objetivos do Bacharelado em Ciência Contábeis

O objetivo Geral do curso, fundamentalmente é:
Formar Contadores capazes e habilitados a gerar de informações contábeis, que atendam as práticas inovadoras das entidades no processo de tomada de decisão. <br><br>
Os objetivos específicos:
•    Fornecer embasamento técnico científico que proporcione condições para a realização de escrituração contábil, estruturação de controle e análise de aplicação das técnicas que constituem os sistemas de contabilidade e ainda preparar o aluno para as funções de auditor, de perito judicial e de programador orçamentário de uma entidade. <br>
•    Desenvolver profissionais com capacidade de analisar e implementar sistemas de informação contábil e de controle gerencial<br>
•    Formar profissionais éticos no desenvolvimento das atribuições e prerrogativas previstas pela legislação pertinente.<br>
•     Estimular o uso de raciocínio lógico e crítico-analítico para solução de problemas, à elaboração de relatórios empresariais de natureza econômico-financeira.<br>
•    Capacitar profissionais que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários e à articulação, motivação e liderança de equipes multi-disciplinares para a captação de dados, geração e disseminação de informações contábeis.<br>
•    Formar profissionais dotados de conhecimentos e visão empreendedora e integradora, para atuarem como gestores e/ou como empresário da contabilidade ou, ainda, de forma autônoma, como consultor, auditor, perito e/ou analista.
O Curso de Ciências Contábeis, modalidade presencial, desempenha suas atividades no Campus Aterrado da UFF, situado à Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, nº 783, Bloco A, Aterrado, Volta Redonda. Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas em <a href=”http://www.vestibular.uff.br”>http://www.vestibular.uff.br</a>

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