Laboratório de Gestão Contábil I – II

Laboratório de Gestão  Contábil

As disciplinas de Laboratório de Gestão Contábil I e II, de sétimo e oitavo período respectivamente, são norteadoras e orientadoras, onde será desenvolvido e executado por meio de trabalhos práticos, de natureza simulada e coordenado ,  individualmente ou em grupo o Estágio  Obrigatório supervisionado I e II,  no períodos correlatos, instrumentalizado como uma  unidade de serviço de apoio que tem como finalidade oportunizar aos estudantes do curso de Ciências Contábeis o contato profissional com a prática, desenvolvendo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

Parágrafo único do Art. 2 da CNE/CES Nº10 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2004, estabelece que: O estágio de que trata este artigo poderá ser realizado na própria instituição de ensino, mediante laboratórios que congreguem as diversas ordens práticas correspondentes aos diferentes pensamentos das Ciências Contábeis, sendo estruturado e operacionalizado de acordo com regulamentação própria, aprovada pelo Colegiado de Curso – REGULAMENTO DE ESTÁGIO.

O trabalho de laboratório compreende atividades de investigação sobre sistemas e procedimentos relacionados à contabilização, operacionalização, planejamento e avaliação de desempenho das entidades – REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO.

As atividades e trabalhos desenvolvidos no laboratório são instrumentalizados através do software de gestão adquirido através de parceria com a FOLHAMATIC TECNOLOGIA EM SISTEMAS S/A, conforme contrato no566XX, empresa do  grupo SAGE.

Os estudantes uma vez inscritos nas disciplinas podem e devem participar, com orientação dos professores. A Sage EAD é um portal de ensino a distância da Sage Brasil, que visa capacitar clientes e colaboradores no uso dos produtos tais como: cursos, vídeos, jogos, manuais, guias e treinamentos completos de todos os produtos. Acessado através do sítio sageead.com.br, referente às áreas contábil, fiscal e gestão.

Como apoio indispensável as atividades do laboratório e demais disciplinas os estudantes devem usar como fonte de pesquisa:

Sistema IOBO IOB Online

O IOB Online é o produto mais completo, pois reúne milhares de Procedimentos, Legislações, Agenda de Obrigações, Notícias, Destaques, Tabelas Práticas, Perguntas com Respostas da Consultoria, Especial IOB, Indicadores Econômicos e muito mais.

Ele possui uma moderna ferramenta de pesquisa que possibilita a localização da informação de forma prática e veloz facilitando o seu dia a dia. As informações contidas nos produtos são constantemente atualizadas por meio de um processo editorial evoluído e com estrutura tecnológica e operacional extremamente robusta.
ÁREAS DE CONTEÚDO E RECURSOS:

• Estrutura de Conteúdo – Temas organizados para facilitar sua navegação
  • Procedimentos – Riqueza de detalhes, síntese, destaques, entre outros
  • Configuração Dinâmica IOB – Todo o conteúdo é configurado de acordo com a esfera escolhida
  • Biblioteca Legislativa IOB – Milhares de normas federais, estaduais e municipais
  • Destaques IOB – Informações de alto impacto
  • Notícias IOB – Notícias técnicas relevantes
  • Tabelas Práticas – Para tornar seu dia-a-dia mais prático e funcional
  • IOB Atualiza – conteúdo que você seleciona para receber atualização em tempo real no seu computador
  • Especial IOB SPED – reúne Procedimentos, Legislação, Perguntas e Respostas, Destaques e Notícias relacionados direta e indiretamente ao tema.

Para seu conhecimento, antes de realizar as disciplinas de Laboratório de Gestão Contábil I e II, por favor, leia com atenção os  REGULAMENTOS e, em caso de dúvidas faça contato com a Coordenação do Curso ou Professor das disciplinas.