As atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional. O que caracteriza este conjunto de atividades é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante durante o semestre ou ano letivo, de acordo com o Parecer do CNE/CES nº 492/2001.
São exemplos de atividades complementares: participação em eventos internos e externos à instituição de educação superior, tais como: semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras, conferências, atividades culturais; integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional; atividades de iniciação científica, assim como de monitoria.
Fonte:MEC
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Contábeis, em seu Art. 8º As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.
As modalidades de Atividade Complementar no âmbito da Universidade Federal Fluminense são: Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão.
Para seu conhecimento, antes de começar a realizar atividades complementares, por favor, leia com atenção o REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES e em caso de dúvidas faça contato com a Coordenação do Curso.