Extensão – Olimpíada Interna de Contabilidade

PROJETO DE EXTENSÃO – Olimpíada Interna de Contabilidade

O projeto de Extensão Olimpíada Interna de Contabilidade da UFF-VR surgiu com a iniciativa da professora Mariana Bonfim, teve sua aprovação pelo colegiado do curso e adesão de todos os professores e alunos a sua proposta.
Proposta aprovada na PROEX – Protocolo do SIGProj: 254678.1347.272458.09122016.

Motivação do Projeto: Os Alunos do Curso de Ciências Contábeis.

A Olimpíada Interna de Contabilidade da UFF-VR é um Projeto de Extensão dos professores do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda (UFF-VR) inovador para a classe, que surgiu pensando nos benefícios que uma competição estudantil possa trazer aos alunos e professores das instituições de ensino superior.
A Olimpíada Interna de Contabilidade da UFF-VR é uma etapa regional da Olimpíada Brasileira de Contabilidade (OBC) que ocorre todos os anos, na Universidade de Brasília (UnB), premiando os alunos de Ciências Contábeis de todo o país que alcançarem as melhores colocações.
A Olimpíada Interna de Contabilidade da UFF-VR é dirigida aos alunos regularmente matriculados no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, que concorrerão a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.
Os cinco melhores colocados na Olimpíada Interna serão selecionados para a etapa nacional, que ocorre entre os meses de setembro e outubro de cada ano.

Objetivos:
A Olimpíada Interna de Contabilidade consistem em um recurso pedagógico e instrumental que objetiva promover a integração entre os estudantes de ensino superior, além de cativar o interesse dos jovens pela Ciência Contábil.
Ao estimular os alunos para o estudo em Ciências Contábeis, os resultados e dados dão subsídios para os professores avaliarem os recursos pedagógicos utilizados nas disciplinas ministradas em suas instituições. Além disso, os resultados podem apontar fatores de desempenho dos alunos e rendimento do curso permitindo correções e ajustes nos mecanismos de ensino.
As Olimpíadas mantêm a ideia central de estimular o ensino da contabilidade com qualidade no universo brasileiro, desenvolvendo e aperfeiçoando a capacidade dos alunos e professores na melhoria do ensino.
Dentre os objetivos específicos, pode-se destacar:
a) Estimular e promover o estudo das Ciências Contábeis entre os alunos da Universidade Federal Fluminense – VR;
b) Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Superior;
c) Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas;
d) Contribuir para a integração dos turnos das universidades públicas, dos institutos de pesquisa e das sociedades científicas;
e) Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento;
f) Selecionar os 5 (cinco) melhores colocados para participar das Olimpíadas Brasileira de Contabilidade a realizar-se anualmente.

Evento:

I Olimpíada Interna de Contabilidade da UFF-VR – OIC UFF-VR