Prof. Dr. Julio Candido de Meirelles Junior
A construção do conhecimento na graduação está apoiada em um tripé conhecido como ensino, pesquisa e extensão.
A pesquisa é um sistema de complementação educacional que permite a oportunidade de aprofundamento teórico e prático na formação do graduando sobre a orientação de um professor.
Seu objetivo é a formação não somente de estudiosos para o meio acadêmico, cientistas, ou professores, mas vem proporcionar estudos que poderão ser direcionados para o desenvolvimento local, regional e nacionale desenvolve habilidadesextremamente importantes e requeridas pelo mercado profissional da área contábil. Os diversos cursos universitários no país permitem um rol de pesquisas em diversos polos nacionais que ampliam o conhecimento, aprimoram o existente e possibilitam o engajamento de docentes e alunos no crescimento nacional, a partir das realidades de suas esferas de atuação.
De forma prática pode se afirmar que a pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. Existem diversos conceitos e explicações sobre o tema, mas de uma forma bem delineada, a pesquisa é um procedimento formal, trabalhado a partir de um método reflexivo, com tratamento científico. Este caminho com a metodologia apropriada, métodos, modelos e teorias, permitem que o pesquisador possa conhecer realidades pré-determinadas.
As metodologias envolvidas na pesquisa devem ser conhecidas de forma completa para que o pesquisador direcione os seus estudos, principalmente no que tange à classificação. Nesse contexto, uma pesquisa pode ser considerada, quanto à sua natureza básica e aplicada.
Quanto à forma de abordagem, pode ser: quantitativa ou qualitativa.
Quanto às fontes, a pesquisa pode ser: primária e secundária.
Em relação aos objetivos, o estudo pode ser definido como: Exploratório, Descritivo e ou Explicativo.
Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: bibliográfica, documental, experimental,levantamento (survey), estudo de caso, expost-facto, ação,participante ouestudo de campo.
Quanto aos instrumentos, pode utilizar a observação, o formulário, questionário ou a entrevista.
O Departamento de Contabilidade, em seus grupos de pesquisa, reune estudiosos e alunos para buscar o entendimento teórico das questões pertinentes a Ciência Contábil e a sua aplicabilidade no cotidiano empresarial no estado da arte.Incentiva a participação de alunos dos cursos de Graduação em projetos de pesquisa deIniciação Científica, incentivando o desenvolvimento do pensamento e da práticacientífica, sob a tutela de pesquisadores qualificados, desta forma contribuindo paraformação de pesquisadores distintos.
“Pesquisa significa diálogo crítico e criativo com a realidade, culminando naelaboração própria e na capacidade de elaboração. A pesquisa é uma atitude doaprender a aprender, e, como tal, faz parte do processo educativo e emancipatório”.(Pedro Demo.)
A pesquisa no curso de Ciências Contábeis tem como objetivo estimular oespírito de pesquisa, do conhecimento e a reflexão dos discentes sobre as ciênciascontábeis, suas tendências, bem como seu papel nas entidades e na sociedade, além deampliar o interesse dos acadêmicos para diversas áreas especificas do conhecimentocontábil, através das linhas de pesquisas selecionadas.
A prática da pesquisa vem contribuir para qualificar alunos para os Programasde Pós-Graduação, o aprimoramento da interação social e a promoção e a disseminaçãoe divulgação dos resultados da pesquisa desenvolvida.
Os alunos interessados em saber mais sobre a Iniciação Científica devemprocurar os professores para conhecer melhor as possibilidades de desenvolvimento depesquisas nas diversas linhas disponibilizadas.
Os Professores pesquisadores do curso participam também de grupos depesquisas. Um desses grupos é o ARCONTE, na área de análise de risco e controladoriaestratégica e o GECONTEC, Grupo de Estudos em Contabilidade e Educação Contábil.
Visite os links abaixo para conhecer os pesquisadores e as pesquisas que sãodesenvolvidas, e entre em contato com o líder do grupo ouum professorde uma linha depesquisa de seu interesse.